Os acessórios são essenciais para estruturar de forma correta as paredes feitas com esse sistema.
Existem inúmeros processos modernos que, com o passar do tempo, deixaram as construções e as reformas mais simples e econômicas. Um deles é o sistema drywall, também conhecido como construção seca.
Basicamente, são chapas de gesso parafusadas em estruturas de aço galvanizado que formam uma parede pronta. Para a sua utilização, você precisará comprar alguns perfis e suportes, acessórios responsáveis por funções como o isolamento térmico e acústico da estrutura e a colocação correta da chapa. Somente para fechamento e divisão em ambientes internos.
Entre os principais tipos de perfis para drywall, os acessórios guias e montantes destacam-se como os mais importantes. Trata-se de uma estrutura metálica fixada nas paredes, teto e no piso. Funcionam como uma moldura com guias e montantes, peças que vão receber as chapas de gesso. Também há a cantoneira, peça em formato de L que protege os cantos da parede contra impactos.
Já o principal suporte para drywall é chamado de suporte de carga. O produto é instalado atrás da parede de drywall, visando reforçá-la para receber elementos pesados, como TVs e prateleiras.
Particularidades do sistema
À primeira vista, você pode pensar que não é possível colocar portas nas paredes de drywall, devido à sua aparência mais frágil e menos robusta, se comparada à de uma parede feita de alvenaria. Mas, com uma montagem estrutural específica e com a ajuda dos perfis e suportes, a instalação é totalmente executável.