ClimatizaçãoComo fazer

Como consertar ventilador: veja as principais causas de um aparelho parado e recupere o seu para o verão

Como consertar ventilador: veja as principais causas de um aparelho parado e recupere o seu para o verão

Em época de calor brasileiro, o ventilador é mais que essencial. Mais econômico e ecológico do que o ar condicionado, as suas várias versões configuram um dos modos mais populares de se refrescar. O problema é que, com o seu uso frequente nos dias de primavera e verão, o aparelho pode parar de funcionar. Está nessa situação e quer saber como consertar o seu ventilador? Confira as nossas dicas:

Como consertar ventilador: veja as principais causas de um aparelho parado e recupere o seu para o verão

Primeiro investigue se não há nenhuma razão externa

Um ventilador que parou não está necessariamente quebrado. No caso de modelos simples ou de chão, verifique primeiramente se o problema não está na tomada. Essa checagem pode ser feita com outro aparelho elétrico em funcionamento, mas, se for possível, utilize um multímetro – aquela ferramenta que mede a corrente elétrica das tomadas. No caso de aparelhos de teto, alguns outros cuidados são necessários: o primeiro é que, para fazer essa verificação, você precisa desligar a rede elétrica. Mas não há segredo: como já falamos aqui, esses aparelhos são de fácil instalação e cuidados. De início, você vai precisar limpá-lo: muitas vezes o acúmulo de poeira pesa nas hélices e causa mau funcionamento ou até mesmo a parada completa. Aperte também os parafusos que, quando soltos, podem contribuir para a quebra do aparelho. Aproveite também essa oportunidade para trocar as hélices, dando uma recauchutada na aparência do ambiente, que tal?

Como consertar ventilador: veja as principais causas de um aparelho parado e recupere o seu para o verão

Abra o aparelho e descubra a causa

Não achou a causa da quebra do seu ventilador ainda? Alguns outros fatores podem ter sido culpados. O modelo do seu ventilador é essencial aqui: diferentes tipos vão pedir atenção a peças distintas. De forma geral, porém, uma segunda checagem (um pouco mais complexa do que a anterior) é necessária: desparafuse com cuidado a parte traseira do ventilador: mesmo com limpezas frequentes, uma quantidade considerável de poeira tende a se acumular, fora do alcance de panos e escovas comuns. Limpe essa parte e, garantindo que tudo esteja seco, faça um teste.Caso esse ainda não seja o problema, parta para uma checagem das peças. O motivo mais comum para a quebra de ventiladores é a queima do fusível. Não é sempre que isso acontece por causa de picos de energia, mas essa costuma ser a razão mais comum e é relativamente fácil de resolver. Desconecte o ventilador da tomada, compre um fusível compatível com seu aparelho e retire a parte traseira. As duas peças serão semelhantes, então vai ser fácil identificar qual delas é o problema, mas, em geral, o fusível fica embaixo dos fios mais grossos do aparelho. Faça a troca com o auxílio de um alicate e chave – que são, aliás, algumas das ferramentas essenciais para não passar sufoco em casa – e pronto! Seu ventilador voltou a funcionar.

*É bom lembrar que, em alguns casos, não tem jeito: você vai precisar contatar um especialista. Já ter uma ideia do que está acontecendo com seu aparelho, porém, vai te ajudar a prever gastos e até mesmo não ser enganado por um mau profissional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo