10 atividades para fazer com as crianças em casa durante a quarentena

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Brincadeiras para fazer em casa

Para reduzir o risco de contágio do coronavírus, muitas escolas em todo o Brasil suspenderam suas aulas. E recomendação dos órgãos de saúde para que a população evitasse, ao máximo, sair fez com que as crianças, sem classe, começassem a passar períodos longos em casa. E para quem tem filhos, o grande desafio é manter uma rotina de estudos, atividades e brincadeiras.

Uma boa saída é usar a criatividade para fazer brincadeiras em casa mesmo, com os materiais disponíveis. Casinha de papelão, massinha caseira e amarelinha são apenas algumas das opções de atividades que, além de divertir, ajudam os pequenos a trabalhar a imaginação, a coordenação motora e o lado artístico.

Para te ajudar nessa tarefa, montamos um guia com brincadeiras e atividades para fazer com as crianças em casa e deixar essa quarentena mais fácil. É uma ótima oportunidade também dos pais deixarem o celular de lado um pouco e passarem mais tempo junto com seus pequenos. Antes de partir para a brincadeira, é importante que seu filho mantenha uma rotina diária de estudos, assim vocês conseguirão trabalhar tranquilamente.

1 – Pintura com esponja de cozinha e algodão

Esponjas de cozinha e algodão podem ser usados como alternativas de pincéis para criar verdadeiras obras de arte e estimular a criatividade das crianças.

💡Para fazer em casa: Corte esponjas de cozinha em diversos formatos divertidos para criar pinturas coloridas e alegres. Os algodões também vão ajudar a criar várias texturas legais para as obras de arte dos seus filhos. Use pregadores de roupa para fazer o “cabo” dos novos pincéis.

Brincadeiras para fazer em casa - pintura com algodão e esponja

Algodão + pregador de roupa viram pincéis improvisados nesta atividade.

2 – Castelo de papelão

Que tal transformar um pedacinho da sua casa em um castelo? É certeza que as crianças vão pirar nessa ideia.

💡Para fazer em casa: Uma simples caixa de papelão (geladeira, TV ou qualquer outro eletro) pode se transformar em um divertido cenário real recheado de encantos, banquetes, batalhas e tudo mais que a imaginação permitir. Você pode aproveitar o papelão para fazer também uma coroa ou armadura para os pequenos. Este castelo incrível foi feito por uma seguidora do Instagram da Leroy Merlin.

Castelo de papelão: criativo e reaproveita materiais em casa

Castelo de papelão: criatividade para brincar e reaproveitar materiais em casa.Reprodução/IG Leroy Merlin

3 – Gelatina de LEGO

Com essa atividade as crianças poderão dar seus primeiros passos na cozinha. E vocês ainda garantem a sobremesa do jantar da quarentena! Mas atenção: essa atividade é para crianças maiores e exige a supervisão direta dos pais!

💡Para fazer em casa: Faça gelatinas de cores diferentes, seguindo as instruções da embalagem, e despeje a mistura em bloquinhos de lego. Para desenformar, passe um pouco de água morna no fundo do lego. Se forem feitas com ágar-ágar, um pozinho feito de alga marinha, não derretem fora da geladeira.

Brincadeiras para fazer em casa - gelatina de lego

Com a gelatina de lego, a sobremesa está garantida.

4 – Caminho com fita

Criar caminhos dentro de casa pode ser uma excelente opção para estimular as crianças menores em sua coordenação motora e dar forma à imaginação. Além disso, contribui para o aguçar a criatividade e o lado sensorial dos pequenos. Os caminhos podem ter níveis de dificuldade de acordo com a idade das crianças. Se forem um pouco maiores, podem até ter desafios extras, para estimulá-los ainda mais, como fazer a caminhada de costas, com uma bola no pé, voltar para o início quando pisar na fita, etc.

Se tiver fitas cor cores diferentes em casa, melhor ainda. Se não, faça um risco com canetinha colorida na fita crepe.

💡Para fazer em casa: Use a criatividade e crie caminhos aleatórios. Eles podem, inclusive, ir de um cômodo a outro.

5 – Massinha caseira de farinha

Massinha caseira é superfácil de fazer e leva ingredientes que a maioria das pessoas tem na dispensa. O bom de fazer a massinha do zero é que a brincadeira dura mais: primeiro, a criança vai se entreter buscando os ingredientes na cozinha e misturando todos eles até chegar no ponto correto. Depois, a massinha de farinha irá se transformar em bonecos, comidinhas, castelos e o que mais a imaginação de vocês mandar.

Massinha caseira de farinha com ingredientes que todo mundo tem na dispensa

Massinha caseira de farinha com ingredientes que todo mundo tem na dispensa

💡Para fazer em casa: O site Pra Gente Miúda compartilhou a receita certinha da massinha caseira de farinha:

  • 1 xícara de sal de cozinha
  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • 1 ½ xícara de água
  • Corantes alimentícios nas cores de sua preferência (mas se não tiver, sem problemas! Pode deixar a massinha branca mesmo e brincar de fazer fantasminhas, o que acha?)
  • Depois de separar os ingredientes, basta misturá-los até dar o ponto de “massinha”!

6 – Visita a um museu virtual

O museu virtual é uma ótima dica para divertir e ampliar os horizontes das crianças, levando-as a explorar realidades distantes e de outros tempos.

💡Para fazer em casa: A visita a um museu virtual pode ser feita de duas maneiras: por meio de fotografias em 360º graus do museu físico, que permitem um passeio pelo espaço e a observação das obras, ou por meio da adaptação do acervo para o formato digital.

Para as crianças uma das opções mais legais é o Museu Americano de História Natural (American Museum of Natural History). A instituição conta com um acervo que narra a história dos dinossauros e da formação da Terra. Animais enormes em ambientes 3D, dinossauros, história da Terra e muitas outras curiosidades imperdíveis também estão lá. Bom passeio!

Brincadeiras para fazer em casa - Exposição virtual de dinossauros

Dinossauros e a história da terra estão no tour virtual do Museu Americano de História Natural

7 – Caixa misteriosa

Nesta brincadeira, ideal para crianças de até 4 anos, o objetivo é encontrar um objeto específico dentro da caixa ou adivinhar o que está nas mãos.

💡 Para fazer em casa: Utilize um caixa de papelão grande ou cartolina a ponto de cobrir toda a cabeça, faça dois buracos para a entrada dos braços, pegue diversos brinquedos/objetos e pronto! Para enriquecer a atividade escolha itens com texturas e materiais diferentes, como escova de cabelo, uma fruta, um pedaço de algodão, ou mesmo uma flor.

Brincadeiras para fazer em casa: caixa misteriora

A caixa misteriosa ajuda crianças menores a desenvolverem os sentidos.

8 – Bonecos sensoriais de bexiga

Sobrou bexigas do último aniversário? Então, que tal ensinar as crianças a fazer bonequinhos sensoriais com balões e farinha? Além de ser fácil de fazer, eles podem ser usados para a estimulação tátil e percepção visual de cores, formas, tamanho e peso.

💡Para fazer em casa: Com a ajuda de um funil, coloque farinha dentro das bexigas, amarre com um nó e cole olhos divertidos (feitos com papel, canetinha ou grãozinhos de feijão). Amarre pedaços de lã para fazer o cabelo e, usando canetinhas, crie diversas expressões para os bonequinhos. A youtuber Marina Bombonato ensina o passo a passo em seu canal.

9 – Pinball com rolos de papelão

Que tal esse jogo de pinball feito com rolos de papelão? Pode ser uma brincadeira divertida e que ajuda a desenvolver a coordenação motora da criança. Além disso, você estará reciclando materiais.

💡Para fazer em casa:Providencie rolinhos de papelão (pode ser de papel higiênico ou papel toalha), uma caixa de papelão grande, cola, tesoura, fita adesiva colorida e bolinha. Corte os rolos de papelão e cole-os na caixa de forma que as bolinhas consigam passar por eles no formato que você preferir.

Use fita adesiva, canetas marcadoras, lápis de cor e adesivos para decorar seu pinball! O site Raising Dragons (criando dragões), mostra como fica:

10 – Amarelinha

Essa dica, que resgata uma das brincadeiras mais tradicionais que existem, é para quem mora em casa ou apartamento com uma varanda.

💡Para fazer em casa: No quintal, basta riscar a amarelinha com giz. Se a ideia é fazer dentro de casa, sem sujar o chão, use papelão, lápis, pincel, cola branca, tinta guache nas cores que preferir, régua, fita, tesoura e uma almofadinha. Muito simples. Divirta-se!

Para encerrar a lista, que tal relembrar seus tempos de colégio com os filhos?

Com essas dicas, a diversão está garantida e a quarentena passará mais rápido!Tem outras dicas de brincadeiras para fazer em casa com as crianças? Compartilhe nos comentários!


Leroy Merlin no combate ao coronavírus (Covid-19)

A Leroy Merlin tem realizado importantes ações de combate à COVID-19, além de dispinilizar produtos para proteção, limpeza e prevenção ao Coronavírus!

Confira mais sobre as ações da Leroy Merlin no combate à pandemia e entenda como, juntos, podemos superar essa situação!

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo