Saber a medida exata da bancada ou superfície, incluindo a profundidade e largura onde será instalada a torneira, são cuidados fundamentais antes de comprar a cuba
Uma das etapas mais prazerosas da reforma ou da construção do banheiro é a escolha das peças que vão compor o ambiente, como as cubas, encontradas nos modelos de apoio, embutir, sobrepor ou semi encaixe. E para que a escolha do produto seja certeira é preciso ter atenção a alguns detalhes.
Antes de tudo, é imprescindível saber a profundidade e largura da bancada ou superfície em que a cuba será instalada. Essa é uma informação importante, pois caso você compre uma cuba de maior profundidade do que a bancada, a peça ficará desproporcional e vai influenciar na instalação da torneira e dos acessórios hidráulicos (como sifão e válvula).
Quer um exemplo? Uma cuba que ocupe toda profundidade disponível da bancada, não permite a instalação da torneira centralizada, somente do lado esquerdo ou direito. E essa pode não ser a sua ideia inicial do seu projeto, certo?
A conta é simples: na superfície é preciso sobrar espaço para a instalação da torneira, com conforto para lavar as mãos, e para você colocar outros acessórios, como saboneteira e cosméticos.
Certifique-se de que você tenha todas as medidas do local em que a cuba será instalada e tenha em mente onde deseja instalar a torneira, no centro, à esquerda ou à direita. Com esses cuidados, você terá um ambiente esteticamente bonito, além de confortável.
Cubas de apoio
A cuba de apoio fica totalmente em cima da bancada e, por isso, é preciso de mais espaço para instalá-lo. A bancada deve ser colocada com menor distância do chão, ou seja, ela deve ficar mais baixa para que sobre espaço na parte superior para a instalação correta desse tipo de cuba. Para esse tipo de cuba, utilize as torneiras de bica alta ou as de parede.
Cubas de embutir
As cubas de embutir são aquelas instaladas abaixo das bordas do tampo. Por causa dessa característica, não se esqueça de comprar uma bancada mais profunda para acomodar a cuba. As torneiras ideais para esse modelo são as de bica baixa.
Cubas de sobrepor
As cubas de sobrepor ficam embutidas, mas possuem uma borda de apoio acima do tampo. Normalmente, ocupam menos espaço por serem menos profundos do que o modelo de embutir. Fique também com as torneiras de bica baixa caso opte por esse tipo de cuba.
Cuba de semi encaixe
A categoria da cuba de semi encaixe preza pela sofisticação. Nela, uma parte da cuba fica para fora da bancada, por isso, atenção com os espaços. Dependendo do modelo, ambas as torneiras poderão ser utilizadas.
Além disso, as cubas de apoio e semi encaixe podem possuir a chamada “mesa ou deck”, superfície elevada na própria cuba que serve para instalação da torneira e registros. Para esses casos, recomenda-se a utilização das torneiras de bica baixa.
Saiba mais sobre os tipos de cubas e confira dicas de instalação.