Areia para construção: quanto custa e quais as funções

Publicidade Cupom Leroy Merlin

A areia para construção é um dos itens mais importantes de uma obra. Ela deve ser usada em diferentes etapas de uma construção, principalmente na preparação de massas como reboco, chapisco e concreto.

A areia para construção é obtida pela fragmentação de diversos tipos de rocha, como basalto, quartzo, sílica, entre outras, e pode passar por diferentes etapas de tratamento para as suas diferentes aplicações na construção civil.

Qual areia ideal para construção?

Assim como outros tipos de materiais de construção, a areia pode ser comercializada em diferentes tipos, usados em etapas diversas de uma obra. Esses tipos se dividem a partir do tamanho da areia, bem como a partir da sua forma de tratamento, como a areia lavada e usinada.

Com relação ao tamanho, a areia fina tem a menor granulometria, ou seja, o tamanho de seus grãos, podendo ter entre 0,05 a 0,42 mm de gramatura. Por ser um modelo mais fino, ela é geralmente usada para massas mais leves.

Areia para construção: trabalhador pegando punhado de monte de areia com as mãos formando coração

Sendo assim, você poderá usar a areia fina principalmente em revestimentos de paredes, pois além da sua textura mais leve, a areia fina dá um aspecto estético melhor para a massa. Você pode usar esse tipo de areia para a preparação de reboco, chapisco, e afins, preparando a sua parede para receber acabamentos como azulejos e pintura.

Já a areia média é uma alternativa com uma granulometria um pouco maior, trabalhando com tamanho de grãos entre de 0,42 e 2 mm. Pelo seu tamanho um pouco maior, esse tipo de areia confere mais robustez para a massa a ser criada, possibilitando um uso maior da areia média na estrutura da sua obra.

Areia para construção: obra com monte de areia e pá enfincada

Em geral, a areia média é usada para a preparação de massa para assentamento de tijolos e blocos de concreto. Porém, mesmo este sendo seu uso principal, ela também pode fazer parte de uma massa de chapisco mais grossa, ou até mesmo em massas de contrapiso e preenchimento de vigas e colunas, o que pode ser menos comum.

E o tipo de areia mais pesado é a areia grossa. Ela pode ser encontrada em uma variação de granulometria entre 2 e 4 mm. Diferentemente da areia média, que em alguns casos pode ser usada na preparação de concreto para contrapisos e preenchimento de vigas, a areia grossa tem uso exclusivo na preparação de concreto.

Areia para construção: sala com monte de areia, ferramentas, materiais de construção e saco de areia

Você pode preparar massas para o preenchimento de lajes de concreto, vigas, pilastras, contrapiso e afins, conferindo uma maior robustez a uma massa que cumpre papel fundamental na estruturação de uma obra. Seu uso em assentamentos e revestimentos não é recomendado, pois o aspecto da massa não seria eficiente para esse tipo de uso.

Dentre esses tipos de areia, existem também segmentações pela forma de tratamento do material, que podem vir em diferentes tamanhos e assumem diversas funções em uma obra.

O modelo mais clássico é a areia lavada. Ela é usada em diversas etapas da construção e é obtida por meio da extração de areia do fundo de rios, sua peneiração para remover pedras, galhos e afins, e por fim a decantação da areia para separar da água.

Outro tipo muito utilizado em obras de forma geral é a areia usinada. Ela é obtida por meio de um processo mecânico e controlado de decomposição de rochas, e por esse motivo é considerada uma areia de tipo industrial.

Além da possibilidade de substituir a areia lavada, considerando as diferenças de sua forma de produção e seus usos específicos, esse tipo de areia é preparado por meio de um processo menos danoso ao meio ambiente.

Por fim, você pode fazer uso também da areia reciclada em suas obras. Esse tipo de material deve ser usado com cuidado, já que vem do tratamento de detritos de obra, podendo ter cimento em sua composição, portanto, é geralmente usada para alvenaria de vedação, calçadas e contrapisos.

Quanto custa o metro de areia para construção?

O preço da areia para construção varia muito conforme o seu tamanho (fina, média e grossa), forma de tratamento, quantidade, marcas e principalmente com o frete para o local da obra.

A comercialização da areia é normalmente feita em metros cúbicos, sendo que 1 m³ de areia pode render até 55 latas de 18 litros de areia. Para efeito de comparação, a areia lavada fina, que é mais facilmente encontrada, pode variar seu metro cúbico entre R$ 170,00 e R$ 350,00.

Para obras maiores, a recomendação é a compra do material em grandes quantidades, já que a areia lavada é constantemente usada na obra, e assim os custos com frete diminuem consideravelmente.

E aí, gostou de saber mais sobre a areia para construção? Então não perca tempo e confira as ofertas da Leroy Merlin para adquirir este e outros materiais para a sua obra!

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo