Antes e depois de apartamento pequeno: confira as imagens

Publicidade Cupom Leroy Merlin

Confira a transformação da casa da Beatriz e da Larissa

Amigas desde a infância, Beatriz Guimarães e Larissa Capetani são de Marília (SP). Ambas têm 27 anos e dividem um apartamento de 64 m² no bairro do Butantã, em São Paulo. Os cômodos são bem distribuídos e há espaço suficiente para as duas. Porém, faltava uma decoração com mais personalidade e, em especial, um ambiente acolhedor para receber visitas, já que isso acontece com frequência.

“Gostamos muito da vista e do formato da varanda, onde costumamos ficar com nossos convidados. Improvisamos uma mesinha e algumas banquetas, mas ficava bem desconfortável”, relembram. Além disso, havia outros detalhes que incomodavam bastante, como as paredes beges em todos os cômodos, que não refletiam o espírito alegre das moradoras.

A necessidade de cores e decoração era nítida. “Queríamos fazer mudanças há algum tempo. Pensamos, por exemplo, em colocar quadros nas paredes, principalmente na sala de estar, mas sempre ia ficando para depois e nunca aconteceu”, conta Bia, produtora editorial e fotógrafa.

Já Larissa, psicopedagoga, pensava em turbinar a cozinha, seu ambiente preferido – mas que andava sem graça e precisando mudar o branco que ia do chão ao teto. “Adoro cozinhar e ia ser gostoso ter um espaço mais iluminado, moderno e funcional”, diz. Nas salas de jantar e TV, as cores também eram um problema. A mistura entre o bege do tapete, o cinza do sofá e o preto da mesa deixava o astral do ambiente lá embaixo.

“Eu também queria que a sala, lugar onde mais fico no apê, fosse repaginada para ter a nossa cara e ficar mais confortável”, completa Larissa. Usando produtos da Leroy Merlin, o arquiteto Neto Porpino foi o responsável por realizar a transformação dos ambientes para que ficassem como sonhavam as moradoras, com soluções práticas e simples de aplicar: “O apartamento estava muito cru e possuía poucos elementos, mas tinha uma boa base. Isso torna o processo mais fácil e evita a necessidade de quebra-quebra”, explica.

Confira o antes e depois dos ambientes do apartamento e inspire-se!

Inspire-se com o antes e depois

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12

Sala

Quando estão juntas, as amigas se encontram na sala para ver TV e bater papo. Mas o tom creme das paredes era algo que as incomodava muito. A cor eraúnica e marcante, e não favorecia a iluminação. As lâmpadas de luz fria também não eram tão apropriadas para um ambiente de convivência e precisavam ser mudadas. Além disso, o sofá era suficiente para acomodá-las, mas como gostam de receber visitas faltavam mais poltronas, bancos ou pufes.

Antes da sala de estar

Sala

Para transformar de vez o ambiente, Neto escolheu este tom de roxo. “Gosto de usar cor, mas sempre mantendo o equilíbrio e combinando bases neutras com elementos pontuais coloridos”, explica. Como as demais paredes foram pintadas com um tom de branco-acinzentado, a composição fica harmônica. Se antes a sala passava despercebida, agora reflete a personalidade das moradoras, principalmente com os quadros coloridos e geométricos.

Depois de sala de estar

Sala de jantar

Sobre o balcão da sala de jantar, havia um armário que não se ajustava ao novo estilo que as moradoras queriam ver no apartamento. Sustentado por duas barras metálicas que interferiam na decoração, ele bloqueava a luz natural e a fluidez da cozinha americana. A mesa retangular e as cadeiras pretas também desfavoreciam a harmonia do espaço e o deixava escuro. Para completar, um adesivo em tons fechados cobria a parte inferior do móvel.

Antes da sala de jantar

Sala de jantar

No lugar do armário, o arquiteto instalou uma prateleira suspensa por cabos, criando um visual leve e fluido entre a cozinha e a sala. Ele aproveitou o novo espaço para colocar objetos de decoração. Tanto o adesivo escuro quanto a mesa preta saíram de cena. O novo modelo, branco com design clean, agora fica perpendicular à bancada – uma maneira mais inteligente de aproveitar o espaço. As cadeiras vermelhas, o pendente em formato de diamante, a canaleta com fita de LED e os adesivos completam o estilo descontraído

Depois de sala de jantar

Cozinha

O dia a dia corrido acaba não permitindo que Larissa cozinhe tanto quanto gostaria, mas pelo menos uma vez por semana ela se dedica a alguma receita. Mesmo tendo um formato de corredor, o cômodo tinha bons armários e uma configuração prática. Porém, como a cozinha é aberta, o branco total da marcenaria e da parede e a iluminação fraca acabavam contagiando toda a ala social do apê.

Antes de cozinha

Cozinha

O arquiteto deu fim à monotonia das paredes brancas com um novo revestimento sobre o antigo. A estampa inspirada em ladrilhos portugueses ocupa toda a parede principal e deixa o espaço mais alegre e convidativo. Abaixo dos armários, uma fita de LED neutro potencializa a iluminação na hora de cortar alimentos e lavar a louça. “Adorei esse detalhe, principalmente porque ficou discreto”, comenta Larissa. Em cima do fogão, um dos armários foi eliminado para dar lugar à nova coifa. “O equipamento é mais do que bem-vindo em uma cozinha americana”, diz.

Depois de cozinha

Quarto

Bia costuma passar bastante tempo em seu quarto, por isso precisa de um ambiente acolhedor. Porém, o que se via no cômodo antes da transformação era justamente o contrário: o tom creme da parede e a falta de objetos decorativos e móveis de apoio tornavam o espaço frio e sem personalidade.A ausência da cabeceira também era impessoal e acabava deixando a parede atrás da cama encardida por conta do uso. Outro detalhe que incomodava era a iluminação insuficiente, que contava apenas com uma lâmpada do teto.

Antes de quarto

Quarto

Após a pequena reforma, nem parece o mesmo quarto! A cabeceira de madeira, por exemplo, foi equipada com uma fita de LED de luz neutra, recurso que junto com as arandelas direcionáveis faz toda a diferença para criar um clima intimista e acolhedor. Um gaveteiro e uma mesinha lateral fazem as vezes de criado-mudo. Como são diferentes, deixam o ambiente mais autêntico. Os adesivos de gaiolas e pássaros arrematam a atmosfera relax. “Eu amei a parede turquesa e, principalmente, a cabeceira com as luzes nas laterais”, comemora a dona do pedaço.

Depois de quarto

Banheiro

Tudo no banheiro era bem básico: além da ausência de elementos decorativos, o branco predominava no piso, nos revestimentos das paredes, no armário abaixo da pia e nas louças sanitárias – o que não condizia com o espírito alegre e receptivo das moradoras.

Antes de banheiro

Banheiro

A proposta principal para este ambiente foi usar cores diferentes de pastilhas em cada setor: para a área da pia foi escolhido um modelo com tons de marrom, bege e branco e, para o restante, pastilhas brancas. A ducha higiênica foi instalada no lugar da papeleira, que foi instalada diretamente no móvel. Além disso, um novo espelho horizontal deixou o resultado muito mais moderno.

Depois de banheiro

Varanda

É na varanda que Bia e Larissa costumam receberos amigos e parentes que vêm do interior para visitá-las. “Quase toda semana temos visitas”, conta Bia. O espaço favorece a convivência, masnão havia móveis suficientes para sentar e apoiar petiscos e bebidas. O que faltava por aqui era funcionalidade e conforto. Por isso, o arquiteto Neto Porpino privilegiou a sensação de aconchego optando pelo uso da madeira nessa área.

Antes de varanda

Varanda

Sobre o deck, mesa e cadeiras amarelas dão aprincipal pincelada de cor ao espaço. Já as estantes branca e preta foram uma ótima opção para destacar os objetos coloridos, escolhidos a dedo para a decoração.

Depois de varanda

Publicidade Saldão Leroy Merlin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo