Iluminação com spots de LED: sustentabilidade para sua casa

Publicidade

Iluminação com spots de LED: sustentabilidade para sua casa

A iluminação para ambientes residenciais e comerciais vem sofrendo alterações nos últimos tempos. Vários fatores tem se transformado, como economia de energia, tipos, cores variadas, formatos, etc. Então que tal investir numa iluminação com spots de LED, sustentável e econômica a longo prazo?

Sobre iluminação com spots de LED

Na concepção de um projeto, seja ele de construção ou decoração, é importante sempre pensar em intervenções que ajam de forma sustentável em relação ao meio ambiente. Ademais, essas escolhas agregam beleza, modernidade e economia à residência.

A luz fluorescente, apesar de gerar considerável economia de energia, influencia diretamente no humor das pessoas. Estudos na área de psicologia, realizados em diversas regiões do país, mostram que, após o incentivo para troca das lâmpadas incandescentes, houve acréscimo de 5 a 7% no índice de depressão dos brasileiros.

Como a luz branca (fria) é entendida pelo organismo como a luz do meio-dia, ela deixa os usuários em constante estado de alerta. Para solucionar esse problema, foram desenvolvidas formas de controlar a intensidade e adequar a luz aos ambientes, optando, por exemplo, pela luz amarela, que proporciona sensação de aconchego.

No entanto, para trazer modernidade e pensando de maneira sustentável, temos a tendência da iluminação com spots de LED. Esse modelo de lâmpada é mais econômica, devido ao baixo consumo de energia, mais durável, uma vez que diminui as trocas, e gera menos resíduos.

Há diversas possibilidades de decoração com diferentes modelos e efeitos para iluminar áreas internas e externas. Além disso, já estão disponíveis lâmpadas LED equivalentes às tradicionais, facilitando a substituição, embora seja clara a diferença – as convencionais irradiam em 360º, ao passo que o LED trabalha com feixe de luz concentrado, sendo capazes de iluminar na mesma intensidade, com menor consumo.

Iluminação com spots de LED: sustentabilidade para sua casa

O que é o LED

A origem do nome LED vem do inglês: “light emiting diode”. Trata-se de um tipo de semicondutor, um ponto pequeno, do tamanho de um grão de areia.

O LED é capaz de gerar luz através de fios condutores microscópicos, por eletroluminescência (energia elétrica produzida com a movimentação de elétrons nas camadas) e, para isso, é necessário que haja uma fonte de abastecimento.

Vantagens do LED

1 – Tamanho reduzido;
2 – Vida útil 25 vezes mais longa do que de uma lâmpada incandescente comum;
3 – Emissão de raios UV reduzida (não envia calor para o ambiente);
4 – Alta eficiência;
5 – Não libera mercúrio no descarte;
6 – Acendimento instantâneo;
7 – Podem ser recicladas;
8 – Baixa degradação;
9 – Economia de cerca de 50%.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo