Como ter um banheiro sustentável em 4 passos
Em tempos de valorização do consumo consciente, evitar desperdícios em casa, investir em produtos que não prejudiquem o meio ambiente e adotar medidas sustentáveis já são maneiras eficientes de favorecer o orçamento doméstico ao mesmo tempo em que se evita impactos negativos à natureza.
Nesse cenário, uma atenção especial deve ser dada ao banheiro, que é uma das partes da casa que mais gera gastos de água e energia. Pensando nisso resolvemos listar aqui algumas dicas super valiosas para tornar esse espaço bem mais sustentável.
1. Conte com um bom projeto de iluminação
Para economizar no dia a dia e fazer do seu banheiro um ambiente sustentável, aposte em um bom projeto de iluminação, que possibilite a economia de energia tanto de dia como à noite. Para tanto, as janelas precisam estar estrategicamente posicionadas para aproveitar ao máximo a iluminação natural. Além disso, box transparente e tijolos ou blocos de vidro tornam o ambiente ainda mais claro. Se quiser evitar desperdícios em relação às lâmpadas, vale investir na famosa iluminação de LED, que, apesar de custarem um pouco mais, a médio e longo prazos representam uma boa economia, já que consomem menos energia e duram muito mais tempo. Sua conta de luz e o meio ambiente agradecem!
2. Diminua o desperdício de água da torneira
Um jeito barato e simples de agregar mais sustentabilidade ao seu banheiro é instalar um arejador na torneira, ou adquirir um torneira que já venha com arejador já que o acessório pode diminuir — e muito! — o consumo de água. Outra alternativa é investir em torneiras temporizadas, que, por serem automatizadas, ajudam a controlar a quantidade de água gasta a cada uso.
Lembre-se de que não basta apenas instalar o arejador. É importante também adotar medidas como desligar a torneira enquanto escova os dentes ou até mesmo usar um único copo de água para o enxágue bucal, evitando desperdícios.
3. Use produtos responsáveis na obra
Aumente a sustentabilidade do banheiro, investindo em materiais de construção e decoração eco-friendly. É o caso do drywall, além dos modulados em MDF. A obra com drywall economiza água, é mais rápida e deixa menos resíduos.
4. Opte por descargas de duplo fluxo e vasos com caixa acoplada
Evite o desperdício de água no banheiro investindo em descargas com tecnologia de duplo fluxo, que permite que você libere mais ou menos água, dependendo, claro, da necessidade do momento. Outra opção é escolher vasos com caixas acopladas de duplo fluxo, que oferecem a possibilidade de usar 3 ou 6 litros de água a cada uso, nada mais nada menos.
Já que as pequenas atitudes em casa podem fazer uma enorme diferença tanto para seu bolso como para o planeta, nada de desculpas!