Varal de lâmpadas: passo a passo de como fazer em casa
Você, com certeza, já viu esse jardim romântico e bem iluminado na casa de alguém. Com um varal de lâmpadas bem preso e pendurado de forma correta, é possível criar um clima todo novo na varanda ou até mesmo ajudar na decoração de uma festa ao ar livre. A tendência está super em alta na internet e, para te ajudar a ter esse acessório de decoração sem gastar muito, a youtuber faz tudo Paloma Cipriano ensina o passo a passo. Confere aí embaixo a lista de coisas que você vai precisar!
Do que você vai precisar para fazer seu varal de lâmpadas
1) Trena
2) Soquetes
3) Tinta spray que funcione em plástico, como a automotiva
4) Equipamentos de proteção individual, como luvas e óculos
5) Cabo flexível de energia que servirá de base para o varal
6) Estilete
7) Alicate
10) Chave de fenda
11) Lâmpadas incandescentes no formato bolinha
12) Caneta
Quer encontrar todos os produtos do passo a passo em um só lugar? CLIQUE AQUI para comprar o projeto.
Como fazer o varal de lâmpada: passo a passo
1º passo: Antes comprar seu cabo ou fio, é importante saber qual será a metragem necessária para a sua casa. Para isso, meça toda a extensão que você pretende cobrir com o varal de lâmpada usando uma trena.
2º passo: Agora é hora de trabalhar nos soquetes. O importante é que eles sejam da mesma cor que o fio, de modo que, se você escolher a cor branca como padrão e comprou soquetes na cor preta, vai ser preciso pintá-los. Com a ajuda de uma tinta spray automotiva e usando luvas + óculos de proteção, você pode pintar a parte externa de cada um deles com cuidado. Espere secar antes de ir para o próximo passo, tudo bem?
3º passo: Com a tinta seca, é hora de destacar todas as pontas de fios dos bocais. Alguns soquetes já têm essas pontas destacadas, então dê preferência a esses modelos na hora de escolher.
4º passo: Com a ajuda de uma trena, você deve medir no seu fio a distância que uma lâmpada deverá ter da outra. No vídeo, a Paloma escolhe a distância de 30 cm como padrão, mas você pode aumentar ou diminuir esse número. Para marcar o local onde as lâmpadas deverão ficar, use uma caneta.
5º passo: Onde estiver marcado, você vai precisar destacar a junção dos fios. Você pode usar um estilete para te ajudar a fazer isso, mas cuidado para não cortar os fios internos, ok?
6º passo: Com o fio todo marcado e devidamente separado nos pontos em que as lâmpadas deverão entrar, é hora de pegar o alicate e ter muita atenção. Use a ferramenta com bastante cuidado para retirar o plástico que envolve o cobre – apenas um pouco em cada uma das partes separadas. É importante ter a máxima concentração possível porque qualquer erro pode fazer você partir o fio.
7º passo: Pegue os soquetes e una as pontas livres com as aberturas que fizemos no fio principal. Para proteger e fixar a junção, use uma fita isolante da cor que você escolheu para o acessório. No vídeo, a Paloma usa uma fita na cor branca.
8º passo: Agora é hora de colocar o plug da tomada em uma das extremidades do fio. Para fazer isso, é só abrir a peça com a ajuda de uma chave de fenda e encaixar as duas pontas do cabo nos locais indicados para isso dentro da tomada. Depois é só fechar de novo.
9º passo: Com tudo pronto, pendure o varal no jardim e encaixe as lâmpadas. Lembre-se de pendurar primeiro o fio e só então encaixar as lâmpadas – isso vai evitar que alguma se quebre no caminho. Quando tudo estiver no seu devido lugar e bem arrumadinho, ligue na tomada para ver se está funcionando e pronto: seu varal de lâmpadas já é um sucesso.
Bônus: varal de lâmpada de LED é uma forma de ser consciente
Para fazer um varal de lâmpadas, é preciso muitas lâmpadas (senão não tem graça!) e – igualmente – muita energia elétrica. Então que tal unir o útil ao agradável e fazer um varal de lâmpadas de LED? Ele vai dar o mesmo visual, mas vai te ajudar a economizar na conta de luz no final do mês enquanto ajuda o meio ambiente ao não desperdiçar recursos. Melhor escolha, né?