Reforma de um dia transforma banheiro de adulto em um infantil completamente adaptado

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Muita gente se preocupa com o quartinho do filho antes de a criança nascer: enche o espaço de pelúcias e investe em uma decoração fofa para que o pequeno se sinta confortável já nos primeiros dias de vida. O problema é quando o banheiro não segue o mesmo caminho e acaba inalterado por anos, igualzinho ao de um adulto. Para mostrar como é fácil transformar o espaço de higiene da sua casa e deixá-lo realmente adequado a uma criança, o empresário e cenógrafo Beto Siqueira veio dar algumas dicas de mudanças bem rápidas de se fazer. De 9h da manhã às 17h da tarde, ele e sua equipe foram capazes de repaginar e reajustar completamente o banheiro do quartinho da pequena Maya, filha da Deisy. Todas as soluções utilizadas por ele você confere aqui embaixo.

Comece pelo que pode ser acessível ou não para uma criança

Quando as crianças começam a crescer, acabam se tornando mais independentes. Por causa disso, em um banheiro, o ideal é que você mantenha a bancada numa altura mais baixa, como a 77 cm do chão. Isso permite que os pequenos se sintam incluídos no espaço e também confortáveis e seguros na hora de lavar as mãos e escovar os dentes. Caso você precise guardar produtos que não são adequados e podem representar um perigo para o seu filho, como remédios, prefira armazená-los em outro espaço ou, em último caso, em um armário bem mais no alto, de difícil acesso. Por fim, evite móveis com quinas: o ideal é que a bancada vá de uma ponta a outra para que seu filho não se machuque. Se a arquitetura do banheiro não permitir este tipo de instalação, a solução é usar protetores para as quinas e, assim, evitar acidentes mais graves.

Banheiro com bancada com muitos armários e o mesmo banheiro com bancada sem nenhum armário

A hora de escovar os dentes pode ser divertida

Para facilitar a hora de escovar os dentes das crianças que não têm altura suficiente, coloque um pequeno banco com degraus ao lado da pia, de forma que o pequeno possa subir na hora de realizar a higiene. Enquanto não estiver sendo usado, o banquinho pode servir como objeto de decoração, deixando o ambiente bem fofo. Além disso, prefira sempre instalar torneiras de acionamento automático, que não tenham misturadores. Isso é importante porque evita que as crianças tentem brincar com a temperatura da água ou esqueçam de fechar, evitando o desperdício, por exemplo.

Escada pequena acomodada ao canto de um banheiro

O vaso sanitário especial para crianças: a bacia kids

Fácil de encaixar, você pode instalar o vaso infantil exatamente no mesmo lugar que o vaso comum, usando a mesma saída de água e os mesmo buracos no piso. A bacia kids tem tamanho reduzido e é perfeita para os pequenos que estão começando a aprender a usar o banheiro. Para começar, a caixa de descarga conta com uma trava especial, evitando que os dedinhos fiquem presos na abertura. O acionamento da descarga, em geral duplo, poder servir como uma forma de ensinar às crianças as primeiras lições sobre economizar água. Além disso, a tampa do vaso sanitário ainda funciona em um sistema chamado de slow close, ou seja, o fechamento é feito bem lentamente — também para evitar que os dedinhos se machuquem e impedir sons altos que possam assustar os pequenos. Por fim, o tamanho reduzido acaba economizando espaço no banheiro, permitindo que adultos estejam presentes junto das crianças nos primeiros anos com facilidade.

Vaso sanitário convencional e vaso sanitário infantil

Garanta a sensação de pertencimento das crianças

Os espelhos grandes permitem que os pequenos consigam se ver mais facilmente do que quando o acessório se limita a refletir apenas uma única pessoa. Isso é importante para o reconhecimento da criança de que aquele é um espaço dela, para que já exista, desde sempre, a sensação de pertencimento. Além disso, você pode inserir detalhes que reflitam a personalidade da criança, como revestimentos em sua cor preferida, toalhas em temas infantis e até mesmo nichos com pequenas flores ou plantas que combinem com o espaço.

Nichos para banheiro com toalhas e plantas

Tenha certeza de que todas as atividades são seguras

Falamos do vaso sanitário, da bancada da pia e agora é a vez do chuveiro. Muitas crianças começam a tomar banho sozinhas bem cedo. Por causa disso, é importante investir em um box que tenha piso antiderrapante, como pedras naturais, pastilhas ou materiais com revestimentos cerâmicos. Caso você não consiga fazer a mudança de imediato, uma boa alternativa é investir em um tapete para banheiro, capaz de evitar que seu filho escorregue enquanto se ensaboa.

E é isso! Pronto para apresentar ao seu filho o novo banheiro exclusivo?

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo