Modelos de fogão: conheça os diferentes tipos e funcionalidades

Publicidade

Quando falamos em fogão, é fácil chegarmos a conclusão da importância desse eletrodoméstico nas casas. Por ser um item necessário, o mercado possui diversos modelos com diferentes funcionalidades, tornando sua escolha uma decisão importante.

Todos os modelos de fogões apresentam vantagens e desvantagens, desde os mais antigos aos mais modernos. A escolha depende principalmente do espaço disponível, tanto quanto o perfil da família que irá utilizá-lo, contando as vezes e os pratos que serão preparados.

Pensando nisso, separamos este conteúdo explicando algumas das funções do eletrodoméstico, assim como os variados modelos e suas respectivas utilidades para cada tipo de cozinha. Acompanhe!

Conheça alguns modelos de fogão antes de comprar

Sendo o fogão uma peça essencial em qualquer lar, sua escolha deve considerar as utilidades de cada pessoa. Isso se relaciona tanto ao número de bocas do fogão quanto tamanho do forno ou a frequência com que cada parte é usada.

Outro fator determinante é o tamanho disponível na cozinha! Por conta da grande demanda de casas e pessoas reunidas nas metrópoles, as residências estão cada vez menores, redução essa que consequentemente afetou a cozinha. A escolha do fogão é feita entre:

Fogão de piso

Esse é o modelo de fogão mais popular, comumente usado nas casas de todos. O eletrodoméstico funciona principalmente como fogão à gás, e tem normalmente entre 4 bocas e 6 bocas, possibilitando o preparo de diferentes pratos simultaneamente.

Os mais modernos possuem grill, temporizador e até aplicativos de smartphones que regulam o forno de acordo com a temperatura ideal para cada prato sendo preparado.

Uma das maiores vantagens desse fogão é a praticidade no trabalho diário! Ele é bastante leve e pode ser movido facilmente para a realização de alguma limpeza. O único detalhe é manter o devido cuidado ao movimentar a mangueira de gás para evitar vazamentos.

fogao 4 bocas

Fogão à lenha

O fogão à lenha é ideal para as casas de campo. O seu estilo decorativo é mais rústico, e o diferencial é que além de cozinhar as refeições ele serve para esquentar o ambiente, sendo bem aproveitado em locais com constantes baixas na temperatura, por exemplo.

Ele deve ser considerado para regiões afastadas pois, diferente do fogão de chão comum, que é usado no dia a dia para preparar as refeições de maneira prática, o fogão à lenha leva mais tempo para cozinhar os alimentos.

Por essa demora ele acaba sendo menos prático, além de que, em apartamentos, as cozinhas costumam ser pequenas, e como o fogão aquece também o ambiente, não funciona muito bem sem a presença de um exaustor ou em um local com pouco espaço.

Fogão a lenha

Fogão Cooktop

O cooktop tem se tornado cada vez mais popular, principalmente por sua sofisticação! O modelo conta com um design de vidro, e é embutido na bancada tanto de granito quanto mármore, embelezando o ambiente.

Os cooktops possuem diversas versões, funcionando tanto à gás quanto eletricidade ou indução (transmissão de calor feita por uma corrente eletromagnética).

Mesmo que a falta de um forno seja uma desvantagem do cooktop, esse problema pode ser resolvido facilmente por meio de um forno embutido ou forno elétrico, destacando a praticidade do modelo que ocupa pouquíssimo espaço na cozinha. Fogão Cooktop

Fogão industrial

O fogão industrial é um modelo que possui como grande diferencial o fato de cozinhar tudo muito rápido! É um fogão muito potente e permite que as receitas preparadas nele sejam mais ágeis, reduzindo o tempo gasto no processo.

Além da velocidade de cozimento o modelo é muito resistente! Sua estrutura é composta por ferro e aço, fazendo com que o eletrodoméstico dure muito mais tempo que os demais modelos.

Ele é usado principalmente em restaurantes, pois dependem de uma demanda muito alta de pratos a serem feitos, porém, em casas de veraneio ou cozinhas externas ele também é muito útil, principalmente pela resistência mencionada anteriormente.

Saiba qual a diferença entre os fogões

No mercado, além da opção de fogão à gás, os modelos que funcionam por indução e eletricidade estão se popularizando, e por isso devemos saber suas diferenças para escolher o mais adequado.

De modo geral, os fogões a gás são os mais conhecidos e contam com um forno embutido, dando uma variedade maior de pratos a serem preparados. O modelo costuma ser o mais barato, sendo o custo com gás variável de acordo com o consumo de cada um.

O modelo de fogão elétrico costuma ter um design elegante, comumente visto em cooktops, e dispensa o uso do gás. Com ele, as bocas são diretamente aquecidas por uma corrente elétrica, processo esse muito parecido com o modelo por indução, que também funciona por meio de eletricidade, mas nele o calor é transmitido com uma corrente eletromagnética.

Nesse fogão existe uma bobina que cria um campo magnético invisível ao entrar em contato com uma panela. Um fato curioso sobre esse modelo é que ele não gera calor caso nenhuma panela esteja na superfície do cooktop, reduzindo as chances de queimadura caso haja algum toque na chapa.

Compre o fogão mais apropriado para a sua casa

Como vimos ao longo deste conteúdo, os fogões possuem diversos modelos disponíveis no mercado, e se busca escolher o mais apropriado para a sua casa, a funcionalidade desejada deve ser considerada.

Aqui falamos sobre o fogão de chão, fogão à lenha, fogão cooktop e fogão industrial, que além do trabalho empenhado, os modelos também devem ser escolhidos como elemento decorativo, como é o caso do fogão inox ou do fogão preto, que podem deixar o estilo da cozinha mais moderna.

Cozinha moderna com fogão inox

Mas agora que aprendemos sobre os variados modelos de fogão, o que achou das nossas informações? Aqui na Leroy Merlin você encontra as melhores marcas e tipos com ótimos preços, podendo escolher o mais adequado para a sua casa.

Esse artigo foi escrito por André de Angelo, produtor de conteúdo do Soluções Industriais em parceria com a Leroy Merlin.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo