Cozinha rústica: o guia completo para montar a sua

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

A cozinha rústica é extremamente charmosa, trazendo o aconchego da vida no campo para dentro de casa. Embora a cozinha rústica de fazenda seja a mais conhecida, atualmente a cozinha rústica moderna está em alta, podendo ser usada em casas de cidade e até apartamentos.




Para conseguir, contudo, reproduzir o charme desse estilo, é importante atentar a alguns detalhes e elementos muito marcantes, que resgatam o contato com a natureza, a vida simples e o ar bucólico e campestre, característicos dos ambientes rústicos. Confira mais dicas!

Elementos para uma cozinha rústica

As cozinhas, independentemente do estilo, precisam de alguns elementos cruciais, que ajudam a trazer mais funcionalidade.

Engana-se quem pensa que as cozinhas rústicas estão restritas ao uso de itens arcaicos. Na verdade, a ideia é mesclar os elementos rústicos com as facilidades da vida moderna, sem perder o charme característico desses espaços.

Tipos de materiais para cozinha rústica

Alguns elementos são indispensáveis para quem deseja criar uma decoração de cozinha rústica. O primeiro, sem dúvida, é a madeira. Como esses são ambientes ligados à vida no campo, os elementos naturais são muito importantes.



A madeira traz essa ligação, ao mesmo tempo que adiciona um toque aconchegante. Ela pode aparecer no piso, na bancada, nos armários e em vários outros detalhes. A madeira de demolição também é muito presente, justamente por seu caráter mais rústico.

Caso vá usar a madeira, realmente, opte por versões tratadas. Outra opção é investir em porcelanatos e revestimentos cerâmicos que recriam esse material e podem ser molhados.

Outra ideia são os tijolos aparentes, que adicionam estilo ao espaço. Eles podem aparecer apenas em uma parede, criando um ponto focal, ou em outros detalhes, como a ilha ou a bancada, para as cozinhas americanas. Assim como a madeira, também existem revestimentos cerâmicos que recriam esse material.

Se quiser algo ainda mais rústico, é possível até mesmo investir em estruturas como barro (taipa e adobe).

Que tal criar uma cozinha rústica, mas com um toque moderno? Para isso, mescle elementos, usando, por exemplo, o ferro. Ele pode ser empregado em vários detalhes dos móveis e até em locais aparentes do teto.



Também é válido mesclar elementos rústicos com outros mais nobres, como a madeira e o mármore ou, no caso do armário de cozinha rústico, deixar a maior parte em madeira e utilizar algumas portas de vidro.

Móveis para cozinha rústica

Os móveis planejados também podem aparecer na sua cozinha rústica, trazendo mais funcionalidade e otimizando o espaço.

Para a decoração de uma cozinha rústica simples ou até mais elaborada, contudo, é importante pensar no estilo desses armários. O mais recomendável é que esse mobiliário tenha pouco tratamento ou acabamento, deixando a madeira mais evidente.




Outra ideia que faz muito sucesso nas cozinhas rústicas é o uso de armários sem portas e de prateleiras. A inspiração é interessante para ambientes pequenos, como de apartamentos, já que não pesa visualmente.

Quem quiser algo mais diferenciado para sua cozinha de madeira rústica, pode investir em móveis de restauração, ou seja, em modificações de móveis modernos. Para isso, algumas técnicas podem ser usadas, como lixar o móvel, para deixá-lo mais poroso, aplicar pátina, entre outras opções.

Eletrodomésticos de cozinha rústica

A cozinha rústica com fogão a lenha é um clássico, já que retoma, justamente, aquele ar de fazenda, muito aconchegante. Existem, inclusive, opções de fogão a lenha modernos, que podem ser instalados mesmo em cozinhas pequenas.



De qualquer forma, é preciso que haja uma chaminé para eliminar o vapor e os resíduos decorrentes da queima da lenha. Em apartamentos, é possível instalar o equipamento, desde que o condomínio autorize a instalação e o edifício tenha um sistema de exaustão que direcione a saída da fumaça.

Outro ponto a avaliar é que, o fogão a lenha, geralmente, é um item pesado. Então é preciso considerar a questão estrutural do ambiente.

Se não há como instalar um fogão a lenha, não tem problema; é possível ter uma cozinha rústica com fornos e fogões convencionais, ou mesmo cooktops e outras opções mais contemporâneas.

Nesse caso, misture detalhes do rústico com o moderno para um espaço único e cheio de personalidade.



Além do fogão, você também pode ter as mordomias da vida moderna, como geladeira, freezer, lava-louças e micro-ondas.

A dica, nesse caso, é preferir as versões em inox, que combinam melhor com o estilo e criam um contraponto interessante. Para a geladeira e o fogão, outra ideia é apostar nas versões retrô.

Cores e estampas para uma cozinha rústica

As cores são cruciais para a decoração de uma cozinha rústica. Os tons terrosos são os mais usados, para compor a base do ambiente.

Nos ambientes pequenos, prefira os tons terrosos mais claros, como bege, ocre, branco e marrom. Pincele criando contraste com tonalidades mais vivas, como azul, terracota, verde musgo, verde bandeira, laranja, entre outros.

As estampas também são muito importantes. As mais usadas são as que imitam madeira e também xadrez ou chita, para os detalhes em tecido, como cortinas para substituir as portas dos móveis ou toalhas de mesa.




Outro ponto importante é o cimento queimado, que pode aparecer no seu revestimento, ou pode-se usar uma tinta com esse efeito.

Como montar uma cozinha rústica

As cozinhas rústicas, mesmo as mais simples, exigem um planejamento adequado, de modo a considerar o estilo decorativo e também as necessidades dos moradores.

É possível tanto criar um ambiente totalmente rústico e com cara de casa de fazenda, como uma opção que mescla elementos rústicos e modernos, deixando a cozinha mais contemporânea — uma ótima ideia para apartamentos e ambientes integrados com decorações mais clean ou modernas.

Por essas questões, a dica é sempre elaborar um projeto com um profissional habilitado. O orçamento vai variar dependendo das alterações a serem feitas e do tipo de cozinha que você pretende montar.

O estilo rústico se adapta bem a todos os tipos, como cozinhas americanas, cozinhas com ilha, cozinhas integradas ou as cozinhas tradicionais.

Crie uma planilha com todos os custos e acompanhe o andamento da obra, para não ter nenhuma surpresa. Não se esqueça de assinar o contrato com os profissionais, e de incluir no documento todos os detalhes acertados. Seja o mais fiel possível ao seu projeto, assegurando que as etapas da obra serão feitas de forma adequada.

Com todas essas dicas, ficou mais fácil montar sua cozinha rústica? A Leroy Merlin conta com um serviço capaz de facilitar a sua vida: é o Leroy Merlin Instala! Agora, ao comprar os produtos em nosso site ou lojas, você pode incluir a instalação.

E, então, curtiu essas ideias? Confira as opções de cozinha rústica na Leroy Merlin!

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo