O que são esquadrias, quais os principais tipos e como usar na decoração?
Esquadrias são um dos componentes mais importantes de uma edificação, afinal, não existe casa sem portas e janelas, não é mesmo? Escolher dentre os diferentes mecanismos de aberturas de portas e janelas é uma decisão difícil na hora de construir ou reformar a casa.
Conhecidos como esquadrias, estes itens são fundamentais para garantir segurança e privacidade. As portas, por exemplo, servem para todos os cômodos da casa. Além de combinar com a decoração, elas precisam se adequar ao projeto arquitetônico, sem deixar de ser práticas, seguras e funcionais.
Disponíveis em diferentes materiais, como madeira, alumínio, vidro, e nos mais diversos modelos – lisa, decorada, sanfonada, tipo camarão ou bang-bang -, as esquadrias de portas e janelas são encontradas em formas capazes de se adequar a todas as decorações.
A seguir, você vai conhecer tudo o que mais importa sobre esquadrias para ajudá-lo na tomada da decisão desses elementos para a sua casa.
Leia também:
• Como escolher entre os modelos de portas
• Tipos de janelas: guia completo para a sua reforma
• 19 dicas de segurança para casa que fazem a diferença
• Conheça os diferentes tipos de dobradiças
• Tipos de fechaduras para portas de madeira: conheça todos os modelos
O que é esquadria?
Esquadrias são elementos usados na construção para o fechamento de vãos. Elas podem ser portas, janelas e portões, por exemplo.
As esquadrias têm relação direta com o conforto térmico e acústico de uma edificação, além de influenciar na passagem de luz natural e na ventilação.
Por isso, a escolha adequada das esquadrias faz toda a diferença para o bem-estar dos moradores de uma casa ou apartamento.
Onde usar esquadrias na decoração?
As esquadrias podem ser usadas no fechamento de diversos vãos de uma construção, em diferentes ambientes.
No box do banheiro
As esquadrias são usadas para o fechamento do box do banheiro. Existem esquadrias de box brancas ou pretas.
No quarto
As esquadrias também estão presentes no quarto. Entre os melhores tipos de janela para quarto, estão: veneziana, pivotante, duas folhas, duas folhas com veneziana, de correr ou apenas de vidro.
Entre as portas, para cômodos compactos, a melhor é a porta sanfonada, que recebe esse nome porque o formato lembra uma sanfona, dobrando-se conforme corre no trilho.
No banheiro
Já as janelas para banheiro precisam ser resistentes à umidade e ao vapor de água, então prefira as esquadrias de alumínio ou PVC. Entre os modelos, os mais indicados são: basculante, de tombar e maxim-ar.
Na cozinha e área de serviço
As janelas para cozinha e janelas para área de serviço também precisam de cuidados em relação à escolha do material, funcionando as mesmas dicas das janelas para banheiro.
Boas opções são a basculante, de correr, vitrô pivotante, maxim-ar, de abrir e guilhotina.
Tipos de esquadrias
Podemos classificar os tipos de esquadrias de acordo com o material com a qual são fabricadas e de acordo com o modo de abertura.
Tipos de esquadrias quanto ao material
Além de escolher entre os melhores modelos de janelas e esquadrias, é preciso também considerar o material do qual elas são feitas.
Isso porque a escolha das janelas e esquadrias deve levar em conta onde elas serão posicionadas e se estarão expostas a intempéries, como chuva, sol e vento, por exemplo.
Por fim, é preciso ainda definir os efeitos decorativos que você deseja trazer. Os tipos de vidros e materiais usados podem adicionar personalidade e ajudar a destacar o espaço.
PVC
A janela de PVC oferece boa resistência, conforto térmico e acústico, além de um excelente resultado estético.
Vidro
Entre os acessórios para esquadrias, sem dúvida, os vidros são os mais importantes. Afinal, nas janelas, eles são os responsáveis pela luminosidade do espaço, privacidade, segurança e estética.
As portas de vidro são mais comuns em sacadas, o que não quer dizer, no entanto, que não possam ser usadas também em outras áreas, como aquelas que dão acesso ao jardim ou à área de lazer da sua casa.
Dentre as janelas de vidro, você pode optar por vidros texturizados, opacos, translúcidos e outros efeitos, que adicionam um design diferente, protegem do sol e ainda impedem que pessoas de fora visualizem o interior da sua casa.
Além disso, existem modelos que são mais ou menos resistentes e devem ser bem pensados em relação ao uso e posicionamento dentro do imóvel.
Alumínio
A porta de alumínio de correr, para balcão, é um dos modelos mais versáteis do mercado.
Perfeita para ser utilizada em quartos, esse tipo de porta é de um modelo em que é possível, além de reforçar ares mais modernos da decoração, ter um perfeito controle de iluminação.
As janelas de alumínio são muito indicadas para locais onde ficarão expostas a intempéries ou em banheiros e cozinhas, onde a janela precisa ser de materiais resistentes à água. Em termos decorativos, o alumínio traz um ar mais moderno e sofisticado.
Madeira
A porta de madeira de correr é um grande luxo, torna um ambiente muito mais aconchegante, mais claro e retira o ar industrial das portas em alumínio.
A janela de madeira é um clássico e deixa os espaços mais aconchegantes e até com um toque rústico.
Contudo, se for usar em área em contato com a água, procure uma opção de madeira tratada.
Aço
A janela de aço pode ser usada em ambientes que não terão contato com a água e onde é preciso mais durabilidade e resistência.
Tipos de esquadrias quanto ao modo de abertura
As esquadrias podem ser classificadas quanto à forma de abertura. Confira!
De correr
A porta de correr é ideal na otimização de espaço, já que não demanda uma área livre para abertura na frente. Além disso, ela confere um ar moderno e elegante à decoração e funciona correndo sobre trilhos, que podem ser aparentes ou embutidos.
Assim como a porta de correr, a janela de correr é ideal para quem precisa otimizar espaço, pois ela abre e fecha lateralmente, correndo sobre um trilho.
Basculante
A janela basculante com uma estrutura principal fixa e outra móvel, permitindo a abertura individual dos vidros, assegurando uma ventilação maior no espaço. Para abrir ou fechar os vidros, o acionamento é feito por uma alavanca lateral.
Maxim-ar
A janela maxim-ar tem apenas 1 folha e é indicada para ambientes pequenos, como lavabos, banheiros, áreas de serviço, corredores e cozinhas.
Guilhotina
A janela guilhotina é formada por duas partes, uma fixa e uma móvel. A parte móvel abre para cima, assegurando mais entrada de ar e de luz.
O seu design é muito charmoso, mas é preciso de força para suspender a estrutura de baixo, não sendo muito indicada para casas com idosos.
Camarão
A porta camarão é ideal para pequenos espaços. A janela sanfonada também pode ser chamada de janela camarão.
As folhas dela são dobradas conforme a abertura e ela é ideal para ambientes mais espaçosos, podendo abrir a janela totalmente, garantindo boa ventilação e iluminação.
De tombar
A janela de tombar, conhecida também como janela abre e tomba, é uma versão parecida com a anterior, porém sua abertura é para dentro do ambiente. Traz bastante ventilação e contribui para a iluminação do cômodo.
Pivotante
Pivotante é sinônimo de elegância e sofisticação em janelas e portas. A janela pivotante funciona de maneira semelhante à porta pivotante.
Ela conta com dois pivôs (um na parte de cima e outro na parte de baixo), fazendo com que a janela ou porta gire no próprio eixo em até 90 graus.
Venezianas
A porta veneziana é a mais indicada quando a ideia é aumentar a ventilação do espaço interno, já que conta com várias aberturas horizontais. Por isso, esse modelo costuma ser usado em sacadas ou locais que originalmente não têm muita circulação de ar.
A janela veneziana permite maior ventilação e entrada de luz, mesmo quando fechada, devido ao posicionamento e à inclinação das paletas, por isso é um dos principais tipos de janela para quarto.
Esquadria fixa
A esquadria fixa é o modelo que não tem abertura, sendo usada apenas para clarear o ambiente, uma vez que não promove a entrada de ar para ventilação. É um modelo bem comum entre os vários tipos de janelas de vidro.
Como limpar esquadrias de alumínio?
Para limpar esquadrias de alumínio, passe uma esponja ou paninho macio com água e sabão neutro ou detergente. Em seguida, seque a superfície utilizando um pano limpo e seco.
Inspirações de esquadria na decoração
Esquadria com janela de correr
A janela de correr com persiana blackout é ideal para evitar a entrada de luz nos ambientes, ao mesmo tempo em que possui máxima abertura para entrada de iluminação.
Janela veneziana 3 folhas
A janela veneziana é indicada para ambientes com necessidade de bloquear a entrada de iluminação, sem perder a ventilação.
Janela basculante
A janela basculante é ideal para ambientes como banheiros e lavabos e ambientes onde se procura iluminação e ventilação.
Janela de correr
Janela de Correr Aço Pintado Branco com Grade 1,00×1,50m Linha Ideal CRV
Janela maxim-ar
A janela maxim-ar é indicada para ambientes como banheiro, cozinha e área de serviço, por possuir um grande vão de abertura para ventilação.
Esquadria de alumínio
Permite o máximo de luminosidade para o seu ambiente e o controle de entrada de ar por um mecanismo simples e prático.
Maxim-ar de aço pintado
A janela maxim-ar é ideal para banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Possui pintura de acabamento branca que não descasca e vidros, permite excelente luminosidade ao ambiente e é fácil de limpar.
Maxim-ar de PVC
A janela maxim-ar em PVC é prática e durável.
Janela de correr em alumínio com persiana blackout
Janela de correr e veneziana unidas, possibilita abrir a veneziana sem precisar abrir a folha de vidro. Permite controle de ruídos, iluminação, ventilação e arejamento.
Janela de correr 4 folhas em alumínio pintado
A janela de correr 1,00 x 1,50 m, com 4 folhas, é ideal para ambientes como sala e escritório e ambientes onde se procura boa iluminação e ventilação.
A janela de correr também pode ser instalada em paredes de drywall, dando diversas possibilidades de uso.
Agora que você já conhece todas as possibilidades em esquadrias, já pode decidir com mais clareza quais as que mais se encaixam no seu projeto de casa.
Leia mais:
Portas pivotantes: o que são, medidas + 30 modelos
Fechadura eletrônica é segura? Descubra as vantagens deste modelo
Como impermeabilizar porta de madeira