Organizadores de guarda-roupa: dicas para aproveitar melhor os espaços

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Manter a casa organizada parece uma tarefa simples, mas, na prática, pode ser quase impossível. O segredo, muitas vezes, esbarra na diferença entre arrumar e organizar. Ambas as ações têm o objetivo de deixar os ambientes mais agradáveis, mas, enquanto a arrumação é estética, a organização é funcional. Pensando nisso, listamos 5 erros que podem estar te impedindo de morar em um lar organizado e ainda demos dica de como utilizar organizadores de guarda-roupa. Confira!

5 Possíveis erros de organização na sua casa:

1 – Comprar organizadores de guarda-roupa antes de planejar a arrumação

Uma das reações mais comuns quando bate aquele desejo de colocar a casa em ordem é sair comprando um monte de caixas organizadoras, antes mesmo de ter analisado o que será arrumado. O resultado é que esses itens acabam se misturando à bagunça.

Por isso, o primeiro passo é fazer um planejamento. Observe seu espaço e o que deverá ser guardado para, em seguida, pensar na lista de compras. Se você vai precisar de organizadores de closet ou cestos, avalie tamanhos e quantidades. Se a necessidade é de ganchos, saiba qual peso eles devem aguentar e em qual superfície. Uma boa dica é anotar as medidas para evitar comprar um produto errado.

2 – Lotar os armários com objetos que não têm destino certo

O hábito de “deixar para depois” na organização não é saudável. É o mesmo que adiar um problema: vai chegar um momento em que tudo vai desabar e, em alguns casos, isso chega a ser literal. Armários são um dos lugares preferidos para guardar tudo aquilo que não tem destino certo – os acumuladores que o digam!

Acontece que, em algum momento, aquele espaço não suportará mais nada. É a maçaneta cheia de alças penduradas, a gaveta que não fecha, a prateleira tão sobrecarregada que tomba quando menos se espera. Não saber desapegar daquilo que não é mais usado é um erro clássico de organização. Evite criar as chamadas “bagunças arrumadas” e repense seus pertences e o lugar de cada coisa.

3 – Não aproveitar os espaços verticais

O oposto do caso dos armários também acontece: há espaços da casa que poderiam ser aproveitados para guardar objetos, mas são simplesmente ignorados. As portas são exemplos clássicos desses cantos que passam batido na hora da organização. Nesses casos, ganchos e suportes podem ajudar: no banheiro, por exemplo, você pode usá-los para pendurar toalhas ou cestos com produtos.

Outra área frequentemente esquecida é a parede sobre o tanque ou a máquina de lavar, que poderia ter uma prateleira com material de limpeza e acessórios, por exemplo.

4 – Fazer pilhas de papéis e documentos

Um dos principais vilões de uma casa organizada são os papéis. Tudo começa com um simples boleto em cima da mesa, depois chega mais um documento para fazer companhia e logo uma pilha indefinida está formada. Não é preciso dizer que achar algo importante no meio de toda a bagunça se torna um desafio, que poderia nem existir caso tivesse sido definido um sistema de organização.

É evidente que cada um pode criar o seu próprio método, mas algumas recomendações servem para todos. Eleja um dia para lidar com a correspondência: separe as contas a pagar, jogue fora o que for lixo e guarde os documentos em pastas, dividindo-os por categorias. Uma dica final: lembre-se de fazer uma limpa de tempos em tempos para não acumular o que não é mais necessário.

5 – Esquecer o tamanho da casa ao escolher os móveis

Pecar pelo excesso pode ser um desastre tanto para o que acumulamos dentro de caixas, quanto para os móveis da casa. Do que adianta, por exemplo, ter uma mesa de centro e um sofá de três lugares em uma sala apertada? Além de um erro de decoração, essa também é uma falha de organização, uma vez que o espaço não está sendo funcional.

Em ambientes repletos de mobiliário, qualquer objeto fora do lugar já se torna bagunça e priva a circulação. Nesses casos, uma solução é apostar em mobília multifuncional, como puffs-baú ou camas com gaveteiros.

Publicidade Seu Natal, Seu Estilo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo