BanheiroDecoração e Tendência

6 tendências de decoração de banheiro para 2022

Uma boa reforma ajuda a renovar as energias e a trazer aquela sensação de mudança. Por isso, conhecer as tendências de decoração de banheiro para 2022 vai ajudar quem deseja transformar esse ambiente.

Reformulando tendências consagradas, revestimentos como o porcelanato reproduzem e atualizam materiais que você já viu em diversos espaços.

Confira, a partir de agora, as principais tendências de decoração de banheiro para 2022!

6 tendências imperdíveis de decoração de banheiro para 2022

Nas próximas linhas, veja o que estará em voga nos banheiros residenciais no próximo ano.

1. Madeira


O revestimento que reproduz madeira deixa o ambiente mais iluminado e traz sensação de frescor (Projeto: Portobello S.A.)


A madeira é um revestimento atemporal. Além disso, como proporciona conforto térmico tanto em dias frios quanto em temperaturas quentes, é bem versátil.

No entanto, por não ser tão resistente à umidade, pode não ser muito adequada como decoração de banheiro para 2022.

Felizmente, com o porcelanato que reproduz madeira, você obtém a beleza da textura natural com a resistência que o revestimento cerâmico oferece.

Betula, da linha Ecodiversa, recria madeira e é adequado para pisos e paredes de banheiros. Pelo formato, pode ser utilizado tanto no ambiente inteiro quanto em detalhes.

O porcelanato pode até mesmo revestir bancadas, criando um belo contraste com as cubas em cerâmica.


Piso que reproduz madeira rústica faz contraste com ambiente branco (Projeto: Portobello S.A.)


Peroba Envelhecida, da linha Tropical, traz a madeira em acabamento mais rústico, que contrasta com a suavidade da parede branca e da bancada que reproduz porcelana.

Esse contraponto entre o delicado e o rústico remete ao campestre e, principalmente, ao estilo provençal.

2. Texturas


O relevo do porcelanato L’arc Blanc permite que você crie formas diferentes em suas superfícies (Projeto: Portobello S.A.)


O ambiente branco é uma tendência de decoração de banheiro para 2022. Além de tranquilizante, essa cor remete a higiene e limpeza.

Para quem mora em apartamentos pequenos, por exemplo, revestimentos dessa cor ainda dão sensação de amplitude e luminosidade.

O banheiro branco, no entanto, não precisa ser liso. A grande novidade é levar texturas para esse ambiente.

O revestimento L’arc Blanc, da linha L’arc, é arredondado e tem relevos. Além de sair do óbvio, ele permite criações de diferentes formas nas superfícies.

A dica é escolher apenas uma parede para elaborar essas formas ou fazer detalhes em todas elas.

3. Mármore


Porcelanato que reproduz mármore é tendência em decoração de banheiro (Projeto: Portobello S.A.)


O que mais se viu nas feiras internacionais de arquitetura e decoração foi o mármore. No entanto, ele não precisa vir sozinho e pode aparecer várias vezes em um cômodo — com cores e veios diferentes.

Na imagem acima, o porcelanato marmorizado Michelangelo, da linha Timeless, está no piso. Ele acompanha outro revestimento que reproduz mármore nas paredes.

Os veios da sua superfície são ultraclaros — seguindo a tendência do branco — e interpretam fielmente a pedra natural. Eles trazem suavidade ao restante do ambiente, que remete ao industrial.

Revestimento Mare D’Autunno remete ao mármore e ao cimento cru (Projeto: Portobello S.A.)


No entanto, o mármore não precisa aparecer apenas em branco.

O porcelanato Mare D’Autunno, da linha Timeless, tem tons cinza e veios ton sur ton, que trazem suavidade.

O tom acinzentado também remete ao cimento cru — outra tendência que continua em alta para os revestimentos.

4. Industrial vintage

Essa tendência de decoração de banheiro para 2022 reformula o estilo das antigas indústrias. Combina principalmente com lofts e estúdios, que já têm um background de inspiração industrial.

Além de remeter à capital francesa, com suas fábricas transformadas em moradias, o revestimento Paris Nuage, da linha Paris, resgata a antiga azulejaria retangular.

Novamente, o equilíbrio vem com o contraste: por exemplo, peças refinadas, que remetem à porcelana, acompanhadas de acessórios em dourado, deixam o ambiente mais elegante.


Espelho redondo e azulejaria azul remetem ao vintage (Projeto: Portobello S.A.)


Já com o revestimento Paris Marais, vemos uma referência às estações de metrô parisienses, principalmente às da época do predomínio da estética Art Nouveau.

Essa azulejaria também era comum nas casas brasileiras entre os anos 70 e 80 e, portanto, é ideal para quem deseja ter um banheiro com pegada vintage.

5. Metais dourados


O dourado está presente em diferentes peças, mas sempre nos detalhes (Projeto: Isabela Lage)


O dourado é a cor que mais se vê em decoração de banheiro para 2022.

Ele não aparece com predominância — ou seja, revestindo um espaço inteiro —, mas em detalhes. O mais comum é que surja em metais.

Novamente, o interessante é que o dourado acompanhe cores e ambientes neutros, de modo a dar charme a eles.

Ele também vai muito bem em banheiros com decoração mais rústica e provençal, trazendo um toque de elegância.

6. Monocromia


Banheiro preto é uma das tendências de decoração de banheiro para 2022 (Projeto: Portobello S.A.)


Ambiente inteiro em um mesmo tom também é uma grande tendência de decoração de banheiro para 2022.

Além de ser um facilitador na hora de decorar, o tom único dá uma sensação visual de amplitude e modernidade.

Um exemplo clássico, minimalista e efetivo é o preto: da superfície em porcelanato Gap Black, da linha Azuleja, até as cubas, a cor domina.

A monocromia só é quebrada pela madeira um pouco mais clara e pelos detalhes em branco. Para não deixar o banheiro monótono, use diferentes tons da mesma cor.

Viu como é possível aderir às tendências de decoração de banheiro para 2022? Para ficar por dentro do que está em alta na arquitetura e em revestimentos, visite o Archtrends!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo