Banheiro

5 dicas para planejar seu banheiro pequeno

Lavabo pequeno

Não importa se seu banheiro tem poucos metros quadrados, o que faz a diferença é sua capacidade de planejar cada cantinho desse ambiente. Se você tem um banheiro pequeno em casa e deseja otimizar o espaço disponível confira essas 5 dicas valiosas:

1. Meça bem o espaço

Um dos aspectos mais importantes na reforma ou na construção de um banheiro planejado é se atentar às dimensões do espaço. É preciso medir tudo para que os itens essenciais caibam no ambiente e não comprometam a funcionalidade do cômodo. Considere que é preciso reservar espaço para o box, armários, vaso sanitário, pia e seu gabinete, lixeira e assim por diante.

Vale destacar que um banheiro confortável precisa ter cerca de 2m². No entanto, o ideal é que o cômodo seja um pouquinho maior, mas sem precisar chegar aos 3m². E lembre-se de que o espaçamento entre o box, o vaso e a pia deve ser de 30 centímetros, no mínimo. Isso garante uma boa área livre para a circulação!

2. Pense na mobília

Os móveis também são essenciais para a otimização do espaço de um banheiro pequeno. Como, nesse caso, eles precisam ser compactos, práticos e funcionais, dispense mobílias unicamente decorativas e não abra mão de peças que facilitam a organização, como as bancadas e tampos e as prateleiras. É importante que os materiais dos móveis sejam impermeáveis, para assegurar sua maior durabilidade em um ambiente constantemente úmido. Para facilitar a rotina, aproveite para optar por peças de limpeza fácil.

Banheiro infantil pequeno

3. Escolha cores claras

Planeje também a pintura e o revestimento do seu ambiente. Lembre-se de que as cores escuras provocam a sensação de encolhimento do espaço, enquanto os tons claros transmitem a ideia de amplitude, fazendo com que o banheiro pequeno pareça maior do que realmente é. Como se não bastasse, as tonalidades mais neutras e suaves também são muito mais versáteis, permitindo uma série de combinações diferentes.

4. Capriche na iluminação

Não adianta se preocupar com todos os detalhes anteriores e descuidar da iluminação do cômodo. Assim, um banheiro planejado precisa de um bom projeto luminotécnico, com iluminação abundante e, de preferência, com lâmpadas brancas. Esse tipo de lâmpada reflete os objetos do ambiente e o faz parecer mais amplo! Na hora de escolher as lâmpadas do seu banheiro, aposte na iluminação de LED, que oferece menor consumo.

5. Não se esqueça do espelho

Para finalizar a reforma do banheiro, lembre-se de incluir um espelho no projeto. Além de decorarem o espaço, os espelhos também promovem a sensação de amplitude e agregam um ar de elegância e sofisticação ao ambiente. Isso sem contar que são, ainda, objetos super funcionais!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo