3 ideias para incrementar seus móveis com rodízios
Arrastar os móveis pela casa pode ser um trabalho difícil e arriscado. Isso porque alguns deles são bem pesados e você corre o risco de arranhar o seu piso ou até mesmo sofrer algum acidente. Nesse caso, a dica é incrementar os seus móveis com rodinhas, que facilitam a movimentação e permitem a mudança na decoração de um jeito bem mais prático. Confira 3 soluções para investir nessa ideia.
1 – Os rodízios de silicone são mais silenciosos e deslizam com facilidade
Os rodízios são peças com rodinhas que podem ser acopladas embaixo de objetos e móveis, como estantes, racks, aparadores, entre outros. Os acessórios garantem a mobilidade do mobiliário, assim como facilitam a movimentação, caso você queira mudar a decoração ou simplesmente trocá-los de lugar. No entanto, é importante ficar atento ao material das suas rodinhas, já que algumas delas funcionam melhor em determinados pisos.
O rodízio de silicone é o material mais indicado por ser versátil e poder ser utilizado em diferentes tipos de piso: cimento, madeira, laminado, cerâmico, vinílico, porcelanato, metálico e também carpetes. Já o de plástico é indicado apenas para pisos de cimento, metálico ou carpete, enquanto o de borracha só não pode ser usado de jeito nenhum em pisos cerâmicos e porcelanatos. Além disso, as rodinhas de gel deslizam com mais facilidade e não provocam ruídos, ideais para quem mora em apartamentos e não quer incomodar os vizinhos.
2 – Aposte nos rodízios com travas para ter mais segurança
Outra dica legal para incrementar seus móveis é investir nos rodízios com travas. Isso porque, se seu piso for muito liso, as rodinhas podem ficar mais escorregadias e provocar acidentes domésticos. Por isso, os freios dos rodízios ajudam na sua segurança e evitam a movimentação do móvel, uma vez que a trava é acionada.
Vale mencionar ainda que, além do freio, os rodízios também podem ser giratórios ou fixos. Essa escolha vai depender do seu objetivo, já que os rodízios com sistema giratório permitem maior mobilidade, enquanto o estilo fixo é o modelo mais básico, feito com nylon, e são indicados para móveis mais leves.
3 – Os rodízios facilitam a limpeza dos locais mais difíceis
Alguns móveis, como racks para televisão e estantes de livros, ficam posicionados em locais bem estratégicos da casa e, na hora da faxina, nem sempre é possível tirá-los do lugar. Com isso, a poeira fica acumulada atrás dos móveis, causando a sensação de que a casa não está completamente limpa. Por isso, os rodízios são a melhor pedida para quem quer facilitar a limpeza dos espaços.
A vantagem dos rodízios, além dos diferentes tipos de materiais, é que eles também têm diferentes capacidades. Alguns modelos suportam peças de 40 kg, enquanto outros podem suportar até 250 kg. É importante verificar ainda o sistema de instalação do seu rodízio, que pode ser por pino ou por chapa. E você pode utilizar as rodinhas para equipar eletrodomésticos mais difíceis de movimentar, como geladeira, fogão, freezer e até mesmo botijão de gás.