Afinal, o que é substrato? O substrato é um conjunto de elementos naturais que contribuem para o crescimento saudável e contínuo das plantas. Existem diversos tipos de substrato, que correspondem à necessidade especial de cada planta e a ajudam a crescer e a se desenvolver com qualidade.
Confira mais sobre o substrato e saiba como escolher o tipo ideal para cuidar do seu jardim. Antes de continuar, inspire-se assistindo este vídeo tour do canal Leroy Merlin Brasil com os meninos do Folha Paisagismo passeando pela seção de jardinagem e mostrando as melhores plantas para aparamento, fertilizantes, adubos, vasos adequados e muito mais. Confira!
O que é substrato?
O substrato não é a terra ou o solo em que sua planta será colocada, mas sim um conjunto de elementos naturais (e, às vezes, alguns auxiliares sintéticos) que, misturados, atendem às necessidades de desenvolvimento específicas de cada tipo de planta.
Em um pacote de substrato para plantas, você pode encontrar itens como areia, húmus, terra comum, casca de pinus, pó de fibra de coco, entre muitas outras coisas — tudo vai depender de qual mistura balanceada seu tipo de planta vai precisar para se nutrir e se desenvolver.
Ele tem alguns tipos básicos, como o arenoso, para espécies que precisam de um solo drenável, o argiloso ou o areno-argiloso, para aquelas que retêm menos água, e a matéria orgânica, para aquelas que demandam maior nutrição.
Para que servem substratos para plantas
O substrato é utilizado para substituir a terra por um período curto, sendo capaz de desenvolver as plantas mais rápido e melhor, deixando-as prontas para serem colocadas em um vaso ou em um espaço com terra e outros elementos, a fim de que elas atinjam o pico máximo do seu ciclo.
Ele contribui para o processo de fotossíntese, serve como reserva de água em tempos secos e pode ser útil no replantio, sendo um suporte, por exemplo, para a transferência de uma planta de vaso para um jardim, sem deixar que ela seja danificada ou pereça no processo.
Ele também melhora a absorção de água e pode servir como canal de envio de nutrientes, podendo atuar como um melhorador do solo, enriquecendo o local.
Existem diversos tipos de terra e substratos, e você encontra, abaixo, as suas especificações.
Substrato para suculentas
Os tipos de terras e substratos para suculentas devem conter areia grossa, devem ser porosos e com boa e rápida drenagem, já que essas plantas retêm muita água e podem apodrecer se tiverem suas raízes muito úmidas.
A terra vegetal 10 kg Geolia é um exemplo de mistura natural que pode ser adicionada à areia, agregando nutrição, beleza e resistência às suas suculentas.
O condicionador de solo 25 kg Terral também é um elemento complementar, que aumenta a capacidade de retenção de água, melhorando o enraizamento das plantas.
Substrato para rosa do deserto
As terras e substratos para rosa do deserto necessitam de areia grossa e podem ser completadas com húmus de minhoca, terra vermelha, terra vegetal e carvão.
A terra para plantio 20 kg Geolia, ideal para espaços grandes, pode ser um bom complemento embelezador e que impacta diretamente a resistência e a durabilidade da rosa do deserto.
Ela é uma mistura de terra comum e compostos orgânicos selecionados que aumentam a vitalidade da planta, permitindo, com sua textura, a expansão das raízes pelo solo. A terra jardim 4 kg Geolia é sua versão menor, para vasos.
Substrato para orquídeas
Terras e substratos para orquídeas contêm elementos como casca de pinus, para dar maior sustentação à planta, carvão, para reter água, pedras, para drenar o fundo do vaso, e madeiras nobres em lascas, para fixar a orquídea.
A terra vegetal 5 kg Geolia é uma mistura complementar de terra com material de compostagem que auxilia no crescimento e no embelezamento da orquídea, trazendo durabilidade para uma planta tão sensível. Ela retém melhor a umidade, reduzindo a necessidade de regar o plantio constantemente.
Substrato para uso geral
Terras e substratos para uso geral devem conter elementos orgânicos e podem ser misturados à fibra de coco 400 g Geolia, um equilibrador da água e do ar na terra, que ajuda na absorção e na retenção de água, mantendo a umidade nas plantas. É capaz, também, de amenizar a temperatura quando colocada por cima do solo.
Substrato para samambaia
As samambaias se dão bem com solos úmidos e adubados; por isso, é importante o substrato conter folhas de pinheiro ou húmus de minhoca, além de musgo.
Existem as tradicionais terras e substratos True Mix e terras e substratos Terral, que garantem a naturalidade dos seus componentes.
As terras e substratos Forth e as terras e substratos Coquim são referências em fertilizantes e componentes para plantas.
Já as terras e substratos Calterra, as terras e substratos Nutriagro e as terras e substratos Bosta em Lata são boas opções por atenderem trabalhos menores de paisagismo, jardinagem e grandes plantações.
Agora que você sabe tudo sobre o que é substrato, confira, na Leroy Merlin, essas e outras marcas, com ofertas imperdíveis, e compre o seu hoje mesmo!